Clique nas imagens para ampliar
MAIS SOBRE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO
A segurança e higiene do trabalho compõem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir as condições pessoais e materiais de trabalho, de modo a manter os empregados saudáveis no ambiente laboral.
A segurança e higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A segurança e higiene do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.
Sendo uma atividade que visa o bem-estar do empregado e, fatalmente, resulta em economia ao empregador.
FINALIDADES DA SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO
Entre as finalidades da segurança e higiene do trabalho, destacam-se:
- a) Eliminação das causas das doenças;
- b) Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos;
- c) Prevenção do agravamento de doenças e de lesões;
- d) Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho.
Levando-se em conta que tais acidentes exercem uma condição extremamente negativa no processo produtivo, ocasionando perdas totais ou parciais da capacidade humana de trabalho e de equipamentos, ferramentas, faz-se a relação direta da importância e do alcance da segurança e higiene do trabalho. Pode-se afirmar que o acidente é um acontecimento não planejado e não controlado, em que a ação ou reação de um objeto, substância, radiação ou indivíduo, resulta num acidente pessoal ou na sua probabilidade.
RECONHECIMENTO E MUDANÇAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Embora os acidentes não sejam inevitáveis e não se manifestem por acaso, eles são provocados e, por isso mesmo, podem e devem ser prevenidos através da eliminação de suas causas.
É preciso mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a segurança e higiene do trabalho se tornem satisfatórios.
A importância do reconhecimento é que a partir do momento que a organização está preocupada com a segurança e higiene do trabalho, o trabalhador está sendo valorizado. E quando os colaboradores percebem o fato de serem valorizados, reconhecidos isso os torna mais motivados para o trabalho.
Para saber mais sobre Segurança e higiene do trabalho
Ligue para 19 3272-4429 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!