Clique nas imagens para ampliar
SOBRE PERICIA ENGENHARIA
Os inúmeros conflitos laborais que acabam nos tribunais são um dos principais motivos que explicam a procura crescente por peritos em segurança do trabalho para pericia engenharia.
Demandas como a de concessão de adicional por insalubridade ou periculosidade levam os magistrados a solicitar a pericia engenharia a profissionais como engenheiros de segurança do trabalho.
Na pericia engenharia, os profissionais em questão são capazes de analisar aspectos como o ambiente laboral e os processos que faziam parte das atividades desvolvidas pelo trabalhador. É a partir dessa conjugação de fatores que o especialista produz o laudo da pericia engenharia, que será decisivo para o posicionamento do juiz em favor da empresa ou do trabalhador.
O PAPEL DO PERITO
O engenheiro de segurança é, acima de tudo, um profissional de engenharia com especialização na área de segurança do trabalho. Ou seja, ele sabe quais são as características de um ambiente seguro e o que precisa ser seguido para que os funcionários tenham um desempenho adequado.
Ao mesmo tempo, ele é capaz de identificar se o empregador cumpria as regras. Quando se fala em pericia engenharia, o profissional não é somente engenheiro. Ele assume o papel de perito, capaz de fazer uma análise completa e estrutural do espaço.
Esse elemento tem a ver com o grau de perigo ou insegurança que um espaço oferece. O trabalho em altura, por exemplo, tem um grau de periculosidade maior do que aquele em um escritório. Ao mesmo tempo, o trabalho em uma sala com grande barulho ou próxima a materiais voláteis tende a ser mais perigoso do que em um local livre desses itens.
Profissionais que mexem com materiais inflamáveis ou com a rede elétrica, bem como aqueles que estão em campo e que estão expostos a riscos de violência, normalmente, encaram funções de alta periculosidade.
INVESTIGAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
Portanto, o engenheiro de segurança em uma pericia engenharia desempenha a função de fazer um levantamento sobre o perigo que um determinado ambiente de trabalho traz para os colaboradores.
Essa análise considera questões físicas, bem como a interação entre os elementos e as condições diferentes — como temperatura, barulho, produtos químicos e assim por diante.
Para entender se a execução do trabalho tem a ver com esses fatores é preciso buscar o nexo causal. Assim, a atuação do engenheiro de segurança, na pericia engenharia, ajuda a determinar se um dado quadro de enfermidade de um trabalhador foi causado pelas condições às quais ele ficou exposto.
Para saber mais sobre Pericia engenharia
Ligue para 19 3272-4429 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!