Clique nas imagens para ampliar
SAIBA MAIS SOBRE AVALIAÇÃO DE HIGIÊNE OCUPACIONAL
A avaliação de higiêne ocupacional seguem as Normas de higiêne Ocupacional - NHOs e tem como objetivo estabelecer os limites de tolerância. Além de disponibilizar metodologias para a avaliação de higiêne ocupacional, orientando na implantação de técnicas de eliminação e controle dos riscos ambientais.
O principal objetivo da avaliação de higiêne ocupacional não é apenas identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador, servem também como base para o pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, contribuindo para implantação de técnicas de eliminação ou controle dos riscos e para a redução das doenças.
A IMPORTÂNCIA DO GHE
O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) auxilia neste processo, para que seja possível fazer a avaliação de higiêne ocupacional, listando o risco que cada função está exposta, separarando os riscos de acordo com os processos de trabalho e as funções exercidas por cada trabalhador.
IDENTIFICAÇÃO DOS AGENTES DE RISCOS
Geralmente, a avaliação de higiêne ocupacional determina os riscos que o trabalhador está exposto no ambiente laboral, gerando danos à saúde ou à integridade física do profissional. Seguem os riscos cuja a avaliação de higiêne ocupacional identifica:
Agentes físicos: são aqueles decorrentes de processos e equipamentos produtivos e podem ser:
- Ruído e vibrações;
- Pressões anormais em relação à pressão atmosférica;
- Temperaturas extremas (altas e baixas);
- Radiações ionizantes e radiações não ionizantes.
b) Agentes químicos: são aqueles decorrentes da manipulação e processamento de matérias-primas e destacam-se:
- Poeiras e fumos;
- Névoas e neblinas;
- Gases e vapores.
c) Agentes biológicos: são aqueles oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, dentre eles: Genes, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, e outros.
A partir da avaliação de higiêne ocupacional com o reconhecimento dos riscos químicos, físico e biológicos, pode-se estabelecer uma estratégia de amostragem, pela qual se estabelece o número de amostras e funcionários a serem avaliados, dias e períodos a serem medidos, equipamentos a serem utilizados na coleta de amostras, análises químicas e estatísticas a serem efetuadas.
Com os resultados pode-se programar a implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia, além de fazer o monitoramento da exposição aos riscos e promover a conscientização em relação a riscos e agentes existentes no ambiente do trabalho.
Para saber mais sobre Avaliação de higiêne ocupacional
Ligue para 19 3272-4429 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!